Passagem Wines

Passagem Tinto Grande Reserva

Download Ficha Técnica

A Ideia

A Quinta das Bandeiras é uma propriedade de 100 hectares localizada no Pocinho, junto ao rio Douro e oposta ao famoso Vale Meão. Com as uvas de Bandeiras, embarcámos numa aventura 50:50 com o Jorge Moreira, para produzir e comercializar o vinho. O vinho terá como nome Passagem – apropriado por várias razões. Existe uma linha de comboio com uma passagem de nível abandonada na propriedade. E Passagem também retrata a jornada e experiência de duas famílias distintas, no Douro: a família Bergqvist (Inglesa) e a Moreira (Portuguesa).

Variedade de castas

100% Touriga Nacional.

Notas de Prova

É muito interessante poder comparar os dois diferentes terroirs e regiões do Douro. Os vinhos produzidos com as uvas da La Rosa têm uma grande componente mineral, enquanto que os vinhos do Douro Superior são mais frutados, aromáticos e expressivos.

Aroma ainda muito jovem, onde a primeira impressão é de enorme frescura dada por um aroma a hortelã, imediatamente seguido por fruta preta madura e profunda. Notas de especiarias terminam o complexo bouquet deste vinho.

Os anos de estágio não the tiraram nem vivacidade nem energia mas conferiram-lhe uma textura suave e envolvente. O passagem GR é muito elegante e longo, não mostra nem o peso dos anos nem alguns excessos de maturação ocorridos na vindima de 2009. Está num momento ideal de consumo para quem procura um Douro que já ganhou complexidade e leveza com o passar dos anos mas ainda mantém todos aromas e sabores de um vinho jovem.

Notas de Produção

O ano de 2009 foi um ano extremamente seco, e com uma precipitação de apenas 250mm entre Janeiro e Setembro. Os primeiros meses do Verão foram bastante frescos mas em Agosto e Setembro as temperaturas subiram bastante, acelerando as maturações e antecipando a vindima em uma semana, relativamente aos anos anteriores. Foi um ano com níveis de açucare mais elevados e houve uma ligeira quebra na produção, principalmente nas vinhas de cotas baixas.

Qualidade e Segurança-Ambiente

Praticamos uma agricultura sustentável (ADVID e SATIVA). Não contém Organismos Geneticamente Modificados, não foi produzido a partir dos mesmos e não inclui substâncias com origem nos referidos organismos. Não usamos produtos provenientes de animais – vegetariana.

Processo de Maturação e Envelhecimento

O vinho foi amadurecido em barricas de carvalho francês, nomeadamente François Freres, Taransaud e Seguin Moreau, durante 18 meses antes de ser engarrafado em 2011.